Itapevi celebra 54 anos de emancipação com Missa Especial e Sessão Solene na Câmara

Foto de notícia

Publicada em 14/02/2013


No próximo dia 18, o município de Itapevi completará 54 anos de sua emancipação político-administrativa e em comemoração à data festiva, serão realizados dois eventos especiais.


Cidade completa 54 anos de emancipação na próxima segunda-feira (18)

 

No próximo dia 18, o município de Itapevi completará 54 anos de sua emancipação político-administrativa e em comemoração à data festiva, serão realizados dois eventos especiais. Às 8h00 será celebrada uma Missa Especial, na Paróquia São Judas Tadeu, presidida pelo padre Fábio Rosário dos Santos e acompanhada pelas autoridades municipais.

Na sequência, às 10h00, acontece uma Sessão Solene na Câmara de Vereadores, durante a qual serão homenageadas personalidades ilustres da história do município. Presidida pelo vereador Paulo Rogiério de Almeida (Prof. Paulinho), a sessão será acompanhada pelo prefeito Jaci Tadeu e pelo vice-prefeito Fláudio Azevedo, bem como vereadores e secretários.

Além das cerimônias oficiais, durante o dia a praça 18 de Fevereiro receberá equipamentos de lazer e cultura, através de uma parceria entre a Prefeitura e a AES Eletropaulo. Entre as 8 e às 16 horas, permanecerá na praça o Caminhão Multimídia, que oferecerá de forma didática e dinâmica, informações sobre a energia elétrica e seu uso seguro. Às 19 horas, acontece uma apresentação artística da Casa Teatral Itinerante. As atividades serão gratuitas.

 

54 anos de emancipação

Parte integrante do município de Cotia, o então distrito de Itapevi foi emancipado oficialmente no dia 18 de fevereiro de 1959, após intenso movimento de personalidades da região, como Carlos de Castro, Rubens Caramez, Américo Christianini, Cezário de Abreu, Bonifácio de Abreu e Raul Leonardo.

Apesar de completar 54 anos de emancipação, Itapevi tem uma história centenária, com sua formação iniciada por volta de 1850, a partir da chegada da família Abreu. Em 1875, o Imperador Dom Pedro II inaugurou na região, que compreende hoje o centro de Itapevi, a estação ferroviária de Cotia, que não passava de um simples rancho com cobertura de sapê.

Por volta de 1912, a família Abreu já tinha como vizinhança os Roncagli, os Michelotti, os Chiamilera, os Belli, os Chaluppe, os Correia e os Nunes. E foi justamente da família Nunes que saiu o empreendedor político Joaquim Nunes Filho, conhecido por “Nho Quim”, cujos esforços resultaram na elevação do bairro a distrito de Cotia, em 12 de outubro de 1920.

Em 1940 chegava em Itapevi o empresário Carlos de Castro que adquiriu de Joaquim Nunes vasta gleba de terra, dando origem ao loteamento do Parque Suburbano e Jardim Bela Vista. Foi a partir daí que se acelerou o desenvolvimento do local. O crescimento populacional de Itapevi fez com que seus moradores entrassem na década de 1950 sonhando em ganhar autonomia.

Eles acreditavam que Itapevi possuía plenas condições de se tornar independente de Cotia e transformar-se em um município. No plebiscito realizado em 1958, cerca de novecentas pessoas optaram pela emancipação, contra apenas trinta que não desejavam a autonomia. Após a criação do município, em 1959, foi eleito seu primeiro prefeito, o emancipador Rubens Caramez.

 

Fotolegenda: Divulgação/PMI

Compartilhe