Sabatina realizada pela Acita reúne candidatos estaduais e federais

Foto de notícia

Publicada em 21/09/2014


Na tarde de quarta-feira (17), a Acita (Associação Comercial de Itapevi) realizou uma sabatina com os candidatos a deputado estadual e federal residentes em Itapevi com o objetivo de conhecer e divulgar suas propostas aos eleitores do município.
Participaram do evento os candidatos a deputado estadual: João Carlos Caramez, Wilson de Almeida Belém e Igor Soares Ebert; e os candidatos a deputado federal: Alex da Mata Silva, Alexandre dos Santos Rodrigues, Alexandre Ruffino de Lima, Antônio Sobreira de Lima, Fláudio Azevedo Limas e Marcos Ferreira Godoy.
As questões, que abordaram assuntos sobre saúde, segurança, educação, desenvolvimento urbano,
meio ambiente, entre outros, foram formuladas por associados e eleitores de Itapevi, e sorteadas pelo mediador da sabatina, Hermogenez Sant’anna.
O Itapevi Agora resumiu os principais temas discutidos pelos deputados estaduais e federais, mas a sabatina completa poderá ser assistida no Canal Itapevi no site www.canalitapevi.com.br .

Educação – Para os candidatos Igor Soares e Alexandre Rodrigues, a progressão continuada deve ser
abolida nas escolas públicas. Segundo eles, o método evita a evasão escolar, mas os alunos saem da escola sem aprender, pois não são cobrados devidamente. É preciso investir na qualificação dos professores.

O candidato Alexandre Ruffino considera a educação técnica uma
prioridade. Em sua opinião, a disputa de poderes políticos no município impede
a instalação de uma Etec em Itapevi.

Para Teco, a falta de qualificação profissional no município é um dos problemas graves que a população enfrenta. A rivalidade entre Governo do Estado e município de Itapevi está prejudicando a construção da Etec na cidade. Enquanto isso, a administração municipal investiu quase R$ 20 milhões no prédio do Centro de Formação do Professor, que até agora não foi entregue.

O candidato Alexandre Rodrigues afirmou que Itapevi precisa de uma escola técnica, pois os munícipes
estão perdendo as vagas de emprego criadas na cidade, pois não tem capacitação para ocupar as vagas.

Segundo Dudu da Rainha, por causa da falta de investimento na educação, os adolescentes estão entrando para o mundo do crime. São necessários projetos que possam atrair os jovens para que eles não sejam cooptadospor traficantes.

Para Alex da Mata, é muito importante que os professores tenham um plano de carreira. Eles receberam um aumento de apenas 5%. Segundo ele, é preciso cumprir o que é prometido.

De acordo com Fláudio Azevedo Limas, é preciso uma educação de qualidade para que haja a libertação
das pessoas através do conhecimento e a construção de uma nação democrática.

Segurança pública – Os candidatos João Caramez e Marcos Ferreira Godoy, o Teco, parabenizaram a
atuação da Guarda Municipal de Itapevi, que foi criada na administração do ex-prefeito Sérgio Montanheiro e completou 17 anos no dia 5 de setembro.

Declarado municipalista, Teco afirmou ser favorável a lei que garantiu poder de polícia aos guardas, pois
acredita que a segurança será ainda mais eficaz. O candidato João Caramez sugeriu que os guardas fizessem também a segurança de alunos das escolas estaduais, por se tratarem de patrimônio do município.

Para o candidato Fláudio Azevedo Limas, a Lei Maria da Penha precisa ser aplicada com mais rigor para
que as agressões contra as mulheres sejam evitadas e os agressores sejam punidos. É preciso que este tipo de violência não seja banalizado.

Saúde – O canditato Wilson Belém acredita que o Pronto-Socorro Central precisa de mais atenção por
parte da atual administração, pois há muitas queixas sobre a saúde no município.Segundo ele, a Saúde precisa ser descentralizada e o município necessita mais prontos-socorros. Para o candidato João Caramez, houve um descuido muito grande da administração atual com os casos de meningite no município. De acordo com ele, se tivesse havido prevenção, o município todo não precisaria ter tomado a
vacina. O candidato Igor Soares acredita que a corrupção é o maior problema na Saúde em todo o país. Segundo ele, em Itapevi, sua maior preocupação é falta de vagas no Hospital Geral de Itapevi.

Doações de empresas privadas – Wilson Belem é contra o financiamento de campanha por empresas
privadas, pois acredita o poder financeiro interfere no pleito eleitoral. O candidato Alex da Mata é a favor da
reforma política e do financiamento público de campanha. Segundo ele, candidato que tem um bom padrinho de político e um grande investimento em sua campanha, sempre acaba eleito. Há uma desigualdade muito grande e os candidatos precisam deixar claro quais são as empresas que estão
patrocinando suas campanhas.

Estiveram presentes no evento o presidente da Acita, Roberto Toshio Sato, o vice-presidente Walter Mesa,
Anselmo Vessoni Neto, os vereadores Adriano Camargo, o Gordo Cardoso, Luciano de Oliveira Farias,
o Bolor, Cláudio Lopes, o Tico, e Erondina Ferreira Godoy, a Tininha, além dos assessores dos candidatos,
associados da Acita, e convidados.

Fonte: Jornal Itapevi Agora, edição 1009, 20 de setembro de 2014.

Compartilhe
Galeria de fotos